ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
O projeto Arte nas Escolas surgiu em 2016 em Florianópolis com o sonho do coordenador Julian Tainã Guimarães e da diretora artística Tayná Borges, com o apoio da nossa a renomada produtora de arte e cultura de Santa Catarina, Joice Dela Rocca, viabilizando o sonho de levar o ensino de música, teatro e desenho de qualidade para crianças e adolescentes de baixa renda.
O projeto, nesses oito anos de existência, pode comprovar que esses objetivos se concretizaram.
Em 2018 uma aluna do projeto de apenas 13 anos ficou em primeiro lugar no Concurso Nacional de piano em Uberlândia em Minas Gerais, no mesmo ano duas alunas do projeto foram aprovadas no vestibular de bacharelado em teatro na UDESC. No ano de 2019, mais dois alunos foram premiados no Concurso Latino Americano Rosa Mística em Curitiba na última categoria e na categoria de 14 a 17 anos.
Temos 15 alunos do projeto aprovados na prova prática do vestibular de bacharelado em piano, licenciatura em música e Licenciatura em Teatro.
O projeto também disponibiliza vagas para alunos com necessidades especiais e essa iniciativa tem apresentado também grandes resultados de progresso em aluno neuro divergente. Esse trabalho dedicado dos professores que abraçaram a ideia estimulou algumas empresas a levar o Arte nas Escolas para outras cidades e Estados, proporcionando que mais crianças e adolescentes possam ter suas vidas transformadas através da Arte.
( B E R T O L D B R E C H T )
Como é o caso das empresas LS Nogueira e Galvani que patrocinaram essa iniciativa em sua Irecê – Bahia, implantando o projeto no Colégio Odete Nunes Dourado, para beneficiar crianças e adolescentes de 11 a 16 anos no ensino de música, teatro e desenho.
Para viabilizar um projeto com essas características é fundamental ter o apoio do Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo à Cultura.
A transformação social se faz mais nítida para aqueles que adotam a arte para suas vidas, buscando na arte, além do entretenimento, mas a essência do ser humano.
O Projeto Arte nas Escolas, tem como seu maior objeto, além de introduzir os alunos de Escolas públicas doa Estados de São Paulo, Santa Catarina e Bahia, tem também, o dever de fazer a diferença e abrir os horizontes na vida de crianças e adolescentes desta geração.
Descubra nossas sedes, onde o projeto Arte nas Escolas leva arte e cultura ao redor do Brasil
Escola de Ensino Médio Vereador Oscar Manoel da Conceição.
Av. SC-405, S/N - Rio Tavares, Florianópolis/SC
CEP - 88063-700
Colégio Municipal Maria Luiza de Melo.
R. Jaír Vieira, S/N - Kobrasol, São José/SC
CEP - 88102-180
Escola Deputado Orlando Iazzetti.
Av. Joaquim Rodrigues de Paula - Distrito da Fazenda Velha - Cesário Lange - São Paulo/SP
CEP - 18285-000
Escola CEMEB São Miguel Arcanjo.
R. Birigui, Nº325 - Jardim América IV - Várzea Paulista - São Paulo/SP
CEP - 13222-341
Escola Maria de Lourdes Vieira.
R. Pedroso da Silva, Nº744 - Parque Paulistano, São Paulo/SP
CEP - 08080-040
Colégio Municipal Odete Nunes Dourado.
Praça Bíblia - Irecê/BA
CEP - 44900-000
Clique na imagem e confira os destaques do projeto Arte nas Escolas ao longo dos anos
Descubra nossas sedes, onde o projeto Arte nas Escolas floresce, conectando arte, cultura e educação com pessoas inspiradoras
O Método Suzuki para piano oferece um repertório cuidadosamente selecionado. Desde o início, o aluno tem a oportunidade de tocar melodias conhecidas e apreciadas, o que o motiva e estimula seu interesse pela música.
O teatro é levado à sala de aula como arte, assumindo o seu papel como obra de arte. Através dele, a criança e o jovem se deparam com uma das mais antigas manifestações culturais, e diante dessa manifestação cultural, aprendem que o teatro discute sempre as questões existenciais do ser humano no mundo.
O método de ensino do violão baseia-se no mesmo princípio do método do piano. Todos os professores no projeto passam por cursos de capacitação para desenvolver o método em sala de aula.
O repertório é focado em música Clássica, Música Folclórica e Música Popular Brasileira. O Canto do projeto é focado em: projeção e alcance vocal, potencia, saúde vocal, afinação e conhecimento sonoro, respiração e consciência vocal.
Na teoria musical o aluno aprende como a música funciona. O aluno tem a estrutura por trás das músicas que aprende na aula do instrumento, e consegue entender como os músicos fazem o que fazem e mostra ao aluno o caminho que ele deve seguir. Aprender a teoria é uma parte essencial do desenvolvimento musical.
Com o curso de desenho, nossos alunos aprendem as bases necessárias para ampliar seu olhar, estimular sua criatividade e criar seus próprios desenhos, conceitos práticos de linha, volume e luz e sombra e muito mais.
O aprendizado do violino através da metodologia Suzuki se baseia fortemente nos princípios do seu criador, o filósofo e violinista japonês Shinichi Suzuki.
Conheça os pilares do maior método de educação musical infantil da história
Shinichi Suzuki (1898 – 1998) nasceu no Japão e estudou música ocidental na Alemanha na década de 1920.
Ele começou a ensinar crianças pequenas no Japão na década de 1930 e desenvolveu ainda mais suas ideias e filosofia de ensino durante o período pós-guerra.
Sua abordagem de ensino agora se espalhou para muitas partes do mundo e está provando ser cada vez mais bem-sucedida em todos os lugares. Sendo violinista, Suzuki aplicou primeiro as suas ideias ao ensino do violino, mas desde então tem sido utilizado com muitos outros instrumentos, no ensino infantil e outras áreas mais gerais.
Todos os pais sabem que seus filhos podem aprender sua língua nativa, e essa capacidade de dominar a língua materna permite aos pais nutrir e encorajar seus filhos com confiança e afeto infinito.
Eles percebem que este não é um conhecimento adquirido, mas uma habilidade inata em todos os seres humanos.
Uma criança que é criada desde muito jovem com amor e atenção se desenvolverá com mais sucesso do que uma criança cuja educação ocorre na “idade escolar” tradicional. Os pais são especialistas em sua própria língua e se sentem à vontade para ensinar sua língua materna aos filhos.
Por que é necessário praticar todos os dias?
A memória é padronizada e desenvolvida todos os dias por meio de repetição constante e reforço positivo.
Observando o processo pelo qual as crianças dominam sua língua materna, vemos a necessidade de repetição. Uma criança de um ano pode falar apenas algumas palavras, mas em apenas alguns anos a mesma criança pode usar sua língua materna fluentemente.
É uma quantidade incrível de progresso em um curto período de tempo. A educação, que não traz tal sucesso, é um fracasso.
Nossa equipe está ansiosa para ouvir você e fornecer todo o suporte necessário
Horário de funcionamento
Seg – Sex : 8:30 – 19:00
Captação de Recursos
(48) 9176-3498
Whatsapp Secretaria
(48) 9146-8442