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Um dos idealizadores do Projeto ANE é o professor Julian Tainã Guimarães Vieira da Silva, que tem sua formação de piano através do método e Filosofia Suzuki de Ensino.
O Projeto Arte nas Escolas capacita seus professores de piano para o método, desenvolvido pelo violinista e educador Shinichi Suzuki, essa foi a metodologia responsável por transformar a forma como as pessoas aprendem música, através de uma abordagem progressiva, lúdica e gradual que torna o aprendizado leve e intuitivo.
O que propõe o Método Suzuki para piano?
Conforme os pilares da Filosofia Suzuki, o método Suzuki para piano parte da premissa de que toda criança pode desenvolver suas expertise nesse instrumento, uma vez ensinada da maneira correta e com as devidas ferramentas.
O aprendizado do piano através da metodologia Suzuki se baseia fortemente nos princípios do seu criador, o filósofo e violinista japonês Shinichi Suzuki.
Entre esses princípios se destacam:
Aplicar, na construção do talento musical, a maneira como aprendemos a nossa língua materna é uma premissa central no método Suzuki. Sabe o que isso significa?
Significa que, assim como uma criança aprende a falar ouvindo os sons e as palavras ao seu redor, o estudante de música precisa ser imerso em um ambiente musical rico e inspirador.
É por esse motivo que as aulas de música infantil no modelo Suzuki
trabalham o aprendizado através da audição, prática e repetição:
De maneira fluida e natural, os pequenos desenvolvem desde cedo as habilidades interpretativas, auditivas e motoras que servirão de base para um aprendizado mais leve, simples e espontâneo.
No método Suzuki para piano, os pais assumem um papel de grande
relevância como guias e apoiadores emocionais, proporcionando um ambiente acolhedor e amoroso que encoraja o desenvolvimento musical.
Constituindo a definição de Triângulo Suzuki, essa parceria entre pais, alunos e professor é conhecida não só pelos maiores rendimentos, mas também pela oportunidade de passar um tempo de qualidade com os filhos.
O Método Suzuki para piano oferece um repertório cuidadosamente
selecionado: desde o início, o aluno tem a oportunidade de tocar
melodias conhecidas e apreciadas, o que o motiva e estimula seu
interesse pela música.
Além de estimularem a sensibilidade, o autoconhecimento e a inteligência emocional do aluno, o repertório é capaz de potencializar os benefícios da música clássica na cognição e no raciocínio, estimulando o desenvolvimento musical através do apreço ao belo.
No Método Suzuki para piano, a técnica correta e a expressão musical andam de mãos dadas:
Desde o início, a postura adequada, a posição das mãos e os fundamentos técnicos essenciais são ensinados de maneira acessível à compreensão infantil, construindo fundamentos que permitem à criança
tocar com facilidade.
As composições, por sua vez, são apresentadas de forma gradativa,
sequencial e constante, facilitando um aprendizado mais simples e
dinâmico, com ênfase na sonoridade, na musicalidade e na conexão
emocional com a música.
O Método Suzuki para piano valoriza um ambiente de aprendizado
positivo, encorajador e sem pressões:
Incentivando os alunos a superarem desafios e a acreditarem em seu
próprio potencial, os professores Suzuki têm como princípio o respeito
às particularidades que tornam cada criança e jovem únicos.
O método de ensino do teatro baseia-sena filosofia Suzuki Todos os professores no projeto passam por cursos de capacitação para desenvolver o método em sala de aula. Partindo do principio da filosofia de ensino Suzuki: TODOS PODEM. O Talento é e pode ser desenvolvido.
O teatro é levado à sala de aula como arte, assumindo o seu papel como obra de arte. Através dele, a criança e o jovem se deparam com uma das mais antigas manifestações culturais, e diante dessa manifestação cultural, aprendem que o teatro discute sempre as questões existenciais do ser humano no mundo.
É dentro dessa perspectiva que o teatro ANE tem a sua função estética, catártica, questionadora, transformadora, política e social – uma obra de arte enquanto atividade artística que expressa o ser humano e os seus sentimentos.
Sendo assim, o teatro cumpre duas funções como obra de arte e como
instrumento para a alfabetização, a criação artística feita pela criança, a independência dada a ela nos jogos teatrais, possibilita uma interação com o mundo das palavras, a literatura.
Num contexto social aprisionado pelas mídias sociais, aliar uma prática teatral à vivência escolar, pode colaborar nos mais diferentes aspectos, resgatando o lúdico, o brincar associado a alfabetização e a imaginação.
Vigotsky (2009, p.101) traz a importância da criação, da imaginação, não importando sua finalidade, mas sim a ação de
criar, imaginar.
Compreendendo então que a arte teatral pode se tornar uma ferramenta de ensino, de forma rica e prazerosa, potencializando a ludicidade da criança, ousar-se o teatro agregando-o como recurso de alfabetização e letramento, e provocar a análise de como os métodos fundamentados no teatro podem ser utilizados na educação da criança nesse nível de escolaridade.
O método de ensino do violão baseia-se no mesmo princípio do método do piano. Todos os professores no projeto passam por cursos de capacitação para desenvolver o método em sala de aula. Partindo do principio da filosofia de ensino Suzuki: TODOS PODEM. O Talento é e pode ser desenvolvido.
No séc. XVIII o violão era constituído por cinco cordas duplas e acabou sendo usado somente para acompanhamento. No séc. XIX o violão passou a ter seis cordas simples e tornou-se muito popular como instrumento solista, apto a tocar sonatas, minuetos, tema e variações.
Um grande compositor chamado Fernando Sor, fez um método para violão, onde reestruturou essa nova linguagem, discorreu sobre técnica, postura, qualidade do som e teoria musical/harmonia.
Ele acreditava que o violão tinha a capacidade de atingir o mesmo alcance expressivo/musical que o piano e até mesmo o de uma orquestra.
De lá para cá a construção do violão foi mudando aos poucos visando melhorias de projeção e sonoridade, porém sempre com seis cordas.
Ele pode ser protagonista e acompanhador ao mesmo tempo, é de se ficar encantado com as possibilidades sonoras do violão clássico.
O método de ensino do coral baseia-se no mesmo princípio do método do piano. Todos os professores no projeto passam por cursos de capacitação para desenvolver o método em sala de aula. Partindo do princípio da filosofia de ensino Suzuki: TODOS PODEM. O Talento é e pode ser desenvolvido.
O repertório é focado em música Clássica, Música Folclórica e Música Popular Brasileira.
O canto do projeto é focado em: projeção e alcance vocal, potencia, saúde vocal, afinação e conhecimento sonoro, respiração e consciência vocal.
Na teoria musical o aluno aprende como a música funciona.
O aluno tem a estrutura por trás das músicas que aprende na aula de instrumento, e consegue entender como os músicos fazem o que fazem e mostra ao aluno o caminho que ele deve seguir.
Aprender a teoria é uma parte essencial do desenvolvimento musical.
De maneira lúdica e dinâmica, nossos professores abrangem:
• Primeiros passos
• Rudimentos
• Notação
• Acordes
• Escalas
• Tonalidades
• Ritmo
• Exercícios de Teoria
• Alfabetização
O método de ensino do Desenho baseia-sena filosofia Suzuki Todos os professores no projeto passam por cursos de capacitação para desenvolver o método em sala de aula. Partindo do princípio da filosofia de ensino Suzuki: TODOS PODEM.
O Talento é e pode ser desenvolvido.
Com este curso nossos alunos aprendem:
• As bases necessárias para ampliar seu olhar, estimular sua criatividade e criar seus próprios desenhos.
• Conceitos práticos de linha, volume e luz e sombra
• Criam esboços de forma simples, sem complicação
• Fazem exercícios práticos, passo a passo, respeitando seu tempo
• Tem noções básicas do uso do lápis de cor e coloração
• Aprendem sobre cores, disco cromático e perspectiva
• Fazem esboços e composições equilibradas